terça-feira, 8 de maio de 2018

Entre os Muros da Escola

Mais uma dica de um bom filme para pensar e discutir educação.

O filme retrata uma sala de aula contemporânea na periferia da França. O contexto apresentado não foge a realidade brasileira. No decorrer da história ficam perceptíveis, questões cruciais que estão presentes nas correlações escolares, como a diversidade étnica e social, o desânimo dos professores, a falta de interesse dos alunos pela aprendizagem, as relações dos professores com a escola, entre os educadores e alunos e bem como entre os próprios alunos. Uma das cenas mais marcantes com certeza foi a discussão que se inicia entre o professor de Francês e duas alunas, na qual ele se descontrola chamando as meninas de vagabundas, acaba com o envolvimento de outro aluno, que se irrita, discute e fere uma colega sem ter a intenção ao sair da sala. O desfecho desta cena culmina com a sua expulsão. Nela fica perceptível o embate de relações, o professor tentando ser democrático com os alunos, suscitando o potencial de cada um, ao mesmo tempo em que se descontrola e acaba ofendendo duas alunas por conta de seus comportamentos. Essa cena expressa o quanto o professor tem responsabilidade dentro de uma sala de aula, não só quanto à questão da aprendizagem de seus alunos, mas em relação aos seus próprios atos, num sentido de ser a referencia dos alunos, com relação à autoridade, respeito mútuo e igualdade de expressão. Nogueira e Nogueira (2002) observam através da teoria de Bourdieu, que a escola cobra comportamentos e culturas que muitas vezes não fazem parte do cotidiano dos alunos.
Essa passagem tensa do filme estampa, a realidade de uma sala de aula. O professor que se encontra em uma situação de desgaste emocional e psicológico por conta de todas as questões que o envolvem, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, e que tenta de alguma maneira mediar às aprendizagens de acordo com cada aluno, mas se sente só, pois não tem essa mesma resposta de outros professores, os educando que, na visão de Charlot (1996) não encontram significado, no que diz respeito ao social e sentido no que tange o pessoal, através do que é ensinado e no próprio ambiente escolar, que não busca compreender a realidade dos alunos e adequar os conteúdos ao seu contexto de vida, fazendo assim que se sintam excluídos e não acolhe esse aluno de maneira que ele se sinta pertencente deste meio, se apropriando do que lhe é ensinado. 
Filme Francês, interessante e ótimo para suscitar reflexões.



REFERÊNCIAS
CAPITAL cultural. São Paulo: UnivespTV; TV Cultura, s.d. Disponível em: <http://univesptv.cmais.com.br/pedagogia-unesp/d-1-educacao-e-sociedade/capital-cultural-1>. Acesso em: 10 ago. 2017.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 47-63, maio 1996.
ENTRE os muros da escola (Entre les murs). Direção: Laurent Cantet. França: Imovision, 2008. 1 DVD (128 min.). Título original: Entre les murs.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, n. 78, p. 15-35, abr. 2002.

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