Agora que estou formada tenho tempo de colocar minhas leituras em dia...rsrsrsr. O livro que está em minhas mãos no momento intitula-se "Educação na era digital: a escola educativa" do autor Ángel I. Pérez Gómes. Uma leitura sobre a era digital e os desafios encontrados pela educação. No início de sua fala o autor destaca:
" Quando os alunos contemporâneos abandonam a escola todos os dias, eles se introduzem em um cenário de aprendizagem organizado de maneira radicalmente diferente. Na era globalizada da informação digitalizada, o acesso ao conhecimento é relativamente fácil, imediato, onipresente e acessível." (PÉREZ GÓMEZ, 2015, p.14)
Pois bem... Vivemos na era da informação, tudo o que desejamos saber esta ao alcance de um click. Porém, a escola parece estar em uma era contrária, caminhando contra essa enxurrada de informação. Na atualidade segundo o autor, a escola não deve hierarquizar e fragmentar conteúdos, utilizar as decorebas, pois, tudo esta ao alcance de todos, logo é necessário que os professores organizem e canalizem as informações para que sejam transformadas em conhecimento. Nesse sentido é preciso encantar, despertar no aluno a vontade de aprender e utilizar o que aprendeu em sua vida. O professor atuando como mediador, sempre levando em conta que a aprendizagem ocorre em todos os espaços, em casa, no lazer, nos espaços virtuais e não apenas no período escolar.
A educação abrange muitos espaços. É preciso aprender a se educar neste novo contexto contemporâneo, a fim de que aprendamos a fazer nossas escolhas, para nos desenvolvermos cidadãos "educados " em todos os âmbitos de nossa vida.
Referência:
PÉREZ GÓMEZ, Angel. Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.