sábado, 2 de julho de 2016

Pensando sobre alfabetização....

Em seu livro, " Leitores para sempre" Pedro Demo expõe a ideia de que a leitura e a escrita são aprendizados importantes, pois caminham conosco para o resto da vida. Nas palavras do autor: " Leitura bem feita é formativa, no sentido de que reestrutura ideias e expectativas, reformula horizontes. Nem toda leitura precisa ser assim tão séria, mas toda leitura bem feita ocorre sob o signo do questionamento, porque, quem não sabe pensar, acredita no que pensa. mas, quem sabe pensar, questiona o que pensa."( DEMO, 2007, P.13).

Nesse sentido, é preciso que o educador tenha ideia da dimensão do ato de ensinar, principalmente de alfabetizar. É preciso que o aluno aprenda a ler, a interpretar, a pensar. Alfabetizar é uma tarefa complexa, que pressupõe em antes saber sobres os conhecimentos dos alunos,  suas dificuldades e seus anseios. Cada um tem um ritmo, um jeito de aprender. Assim a alfabetização deve ser entendida como um processo, que avança de acordo com o tempo dos alunos, e não deve nunca ser regido pelos conteúdos estipulados para este período. É preciso que o aluno aprenda a ler, a pensar, a interpretar, a questionar, assim saberá escrever e compreenderá o que lê. 

Referência
DEMO, Pedro. Leitores para sempre. 2007. Porto Alegre: Mediação. 

Um comentário:

  1. Formar alunos leitores implica em potencializar a criatividade, provocar questionamentos, mobilizar aprendizagens dos alunos em vários níveis de pensamento. Parabéns por experimentar práticas de alfabetização com o objetivo de formar alunos leitores.

    ResponderExcluir