quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Vermelho como o céu


Vermelho como o céu é o título de um filme Italiano maravilhoso. A película aborda a temática da inclusão. Em um acidente doméstico, com a arma do pai, o menino Mirco fica cego. Na Itália por volta de 1970, os alunos cegos eram proibidos por lei de estudar em escolas regulares, para alunos “ditos normais”. Eram agrupados em escolas especiais, coordenadas por ordens religiosas, onde só estudavam alunos cegos, não havia inclusão e sim uma segregação deste grupo de deficientes da sociedade. Nesse cenário Mirco que até então dispunha da visão se sente deslocado, perdido e revoltado com sua nova situação. O professor da classe em que ele é inserido é um padre, chamado Dom Giulio. Em suas aulas tenta fazer com que seu conteúdo fique mais palpável aos alunos, aguçando os seus sentidos. Ele solicita aos alunos em uma aula, que façam uma pesquisa sobre as estações do ano. Aí eu não vou contar o filme  todo para não perder a graça né....kkkkkk....

Mas em relação ao que o professor faz por esse aluno, (GALIAZZI;MORAES;RAMOS, 2003, p.5) apontam que: “Pela investigação, o professor transforma o cenário da aprendizagem de forma a capacitar os alunos a desenvolverem suas próprias capacidades.” Logo, o docente percebeu que aqueles alunos poderiam ir além do que lhes  estava sendo cobrado.

Vale muito a pena assistir esse belíssimo filme. Bora?!

Referência: 

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan. Educar pela pesquisa: as Resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar, Curitiba, n. 21, p. 227-241, 2003.

VERMELHO como o céu. Direção: Cristiano Bortone. Itália: 2005. 1 DVD (95 min.). Título original: Rosso come il cielo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário