Piaget é conhecido e citado pelos quatro períodos do desenvolvimento cognitivo, que são :
*Período sensório-motor- Do nascimento aos 2 anos de idade; A criança é o centro e tudo gira em função dela.
*Período pré-operacional: Dos 2 aos 6/7 anos; Usa a linguagem e os símbolos para explicar as coisas de acordo com as suas experiências.
*Período operacional concreto: Dos /8 anos até os 11/12; Diminui e descentraliza o egocentrismo, pois essa fase coincide com a idade escolar;Mas ainda não possui o pensamento abstrato;
* Período operacional formal: Dos 11/12 anos até a idade adulta; A criança adquire o raciocínio lógico , consegue criar conceitos, e explica problemas através do pensamento abstrato.
Porém o núcleo duro da teoria de Piaget são os conceitos assimilação, acomodação e equilibração.
Assimilação: é um processo externo, da experiência para a mente. Quando a criança tem novas experiências e tenta adaptar esses novos estímulos as estruturas cognitivas que já possui.
Acomodação: é um processo interno, da mente para a experiência. Quando a criança não consegue acomodar um novo estímulo, pois não tem uma estrutura para isso, cria um novo esquema ou modifica um existente.
Equilibração: Estado de equilíbrio, resultado dos processos de assimilação e acomodação.
Para Piaget só há aprendizagem quando um esquema de assimilação sofre acomodação. Ensinar significa provocar o desequilíbrio na mente da criança, para que ela procure o reequilíbrio, se reestruture cognitivamente e aprenda.
Sempre lembrando que essa provocação deve estar de acordo com o nível de desenvolvimento mental de cada criança, pois o ensino envolve três aspectos: os esquemas de assimilação do aluno, aqueles que se quer ensinar e os do professor, é necessário o equilíbrio entre os três.
Referências:
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São paulo: E.P.U., 2015.
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