Essa semana a história escolhida foi "O sanduíche da Maricóta" de Avelino Guedes. Os alunos interagiram com a história e se divertiram. Após a contação, uma das alunas leu para a turma. Esta aluna encontra-se no nível alfabético, pois lê e escreve sem dificuldades. Nesse sentido, Jolibert (2006) destaca que ler é aprender a se
relacionar com o texto, e a compreensão do que está escrito, sendo a alfabetização
a capacidade de escrever e ler com sentido e significado. Os alunos destacaram palavras do texto e escreveram no quadro para formar o vocabulário da história. Fizeram ainda outras atividades relacionadas com a história, como completar palavras com vogais. A escola completou 84 anos no dia 18/05/16. Para comemorar foi feita uma gincana com as turmas do Pré ao 5° ano. As crianças se divertiram muito!!!! Também teve bolo de merenda para comemorar!! Muito legal!!!!
Referências:
JOLIBERT,
Josette. JACOH, Jannette. E
Colaborador. Além dos Muros da escola. A escrita como ponte
entre alunos e comunidade. Tradução: Ana Maria Netto Machado. Porto alegre:
Artmed, 2006.
Contar historias na sala de aula é fundamental no processo de alfabetização.
ResponderExcluir