sábado, 3 de junho de 2017

Participação em Congresso na UNIVATES

Durante os dias 24, 25, 26 e 27 de Maio, ocorreu na UNIVATES em Lajeado, o II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagem, VI Seminário Institucional do PIBID UNIVATES, III Seminário Observatório de Educação UNIVATES. E a UNICNEC estava representada por seus alunos. 
O evento contou com a presença da presidente e do coordenador do FORPIBID Alessandra Assis  da UFBA e Nilson Cardoso da UFCE, que abordaram a questão da democracia e sua relação com a educação. Em suas falas foi possível perceber a importância da luta por um projeto de política de esquerda, que considere todos os seres humanos iguais em direitos e deveres, com a oferta de uma educação digna, que valorize a formação docente continuada e de qualidade. Pois, o momento é de crise nas esferas social e política e também na formação docente e discente. A escola precisa ser vista como um espaço de ação e aprendizagem da democracia. 
O evento contou ainda com oficinas, rodas de conversas, mesas redondas e comunicações científicas, num ambiente convidativo ao aprender. Eu tive a oportunidade de apresentar uma comunicação científica intitulada "Contribuições da contação de histórias no processo de aquisição da leitura e da escrita", orientado pela professora Anilda Souza. Muito gratificante apresentar um fruto do meu trabalho como bolsista PIBID.
O que ficou marcado e martelando nas cabeças de muitas pessoas foi que a inovação, não significa novidade, mas avanços e novos olhares para o que já existe. E no que diz respeito a inclusão o que é importante é que se contemple a diferença sem preparar para a identidade, para que não se cai na inclusão excludente. Muitas ideias, falas e práticas interessantes para serem agregadas a nossa bagagem. Pois a nossa formação é constante e além de ensinarmos, nunca deixamos de aprender. "No hay viento favorable ara um barco que va a la deriva."(Santos Guerra, 2000,p.12).


Referência

SANTOS GUERRA, Miguel. A escola que aprende. Ed. Morata. Madrid. 2000.